Apesar de se colocar, desde sempre, como uma pauta decisiva para o sucesso de qualquer organização, o fato é que muitas lideranças ainda não se deram conta sobre o valor, complexidade e, ao mesmo tempo, o quão fundante é um processo de transformação cultural.
Nesse sentido, para que possamos realmente implementar a mudança (e o fortalecimento) da cultura de uma empresa, o primeiro passo é se dar conta de que esse movimento leva tempo e não se constrói da noite para o dia.
Aliás: toda mudança é contínua, um processo de evolução que nunca cessa – daí a importância dos líderes se manterem abertos para construções coletivas e para abraçar a contribuição de todos nesse processo.
Outra etapa decisiva é entender o momento de sua empresa: cada transformação, afinal de contas, tem particularidades únicas. Sua organização está fazendo um IPO? Se expandindo? Investindo em digitalização?
A partir do entendimento do cenário, invista em metodologias, estudos e apoio especializado para que a cultura se coloque como um alicerce da mudança macro – e ela própria, se transforme.
Por fim, líder, mude seu mindset: nenhuma transformação ocorrerá se você não estiver disposto a evoluir, de acordo com os novos ventos que, mais cedo ou mais tarde, se abrem para todos!