A riqueza de aprendizados no intercâmbio entre nações

Foram 13 diferentes países representados na sala de aula ao longo de dez meses, além do nosso Brasil. Tínhamos a representatividade de três diferentes continentes. A América  representada pelo Brasil, A Europa, representada pela Alemanha, Bulgária, Hungria, Inglaterra, Romênia, Ucrânia, Kosovo e Bielorrússia e a  Ásia representada pela Síria, Afeganistão, Vietnã, Azerbaijão e Quirguistão. Interessantes países que, muito provavelmente, alguns de nós nunca tínhamos ouvido falar.

Podem imaginar a experiência cultural trocada entre essas pessoas? E foi assim que investimos tempo no idioma, tempo para construir novas amizades, tempo para estudar, tempo para aprender e ensinar.

De tudo aprendemos um pouco, o respeito às diversas religiosidades ali representadas, a cordialidade na ajuda mútua com os desafios e dificuldades de um novo país e um novo idioma. A bravura de quem fugia da guerra e o abraço afetuoso da Alemanha que recebia a todos nós. 

Foram dias difíceis ao mesmo tempo prazerosos e a conquista final, quase toda a turma conquistou o tão sonhado B1 na proficiência da língua alemã, além da construção de laços afetivos e de amizades verdadeiras que perdurarão ao longo dos anos.

E aqui vale o destaque a nossas professoras: Iva, além de nos ensinar da cultura alemã e Búlgara, suas origens,  foi nossa guia de cultura, amor e adaptação ao novo país.  Tânia, vinda da Bielorrússia, chegou depois, mas nos marcou com sua didática e simpatia. E  Natasha com quem tivemos a experiência real de uma professora alemã, ela deu o seu melhor para nos ensinar da cultura e do idioma.

O registro é para incentivar a experiência, a vivência em outras culturas. Estimular o incentivo a educação contínua, o lifelong learning. Nós acreditamos que é pela educação que vamos transformar o nosso país e o planeta. É na cooperação, de mãos dadas, que vamos nos erguer a cada derrota, a cada luta, a cada guerra e vibrar a cada nova conquista – passo a passo – sempre em frente.

Nós acreditamos no ser humano, acreditamos na evolução e no desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que juntos somos mais fortes e que podemos ser exemplo para nossos times, nossos filhos, familiares, amigos, para o jovem, para o nosso futuro.